Como escolher um instrumento?

Na etapa pré-instrumental, que usualmente se dá no final da pré-primária (5 anos) mas que dependendo da "idade musical" e não "cronológica" poderá vir a dar-se mais cedo ou mesmo mais tarde, o aluno está apto a desenvolver competências que o tornarão capaz de iniciar a aprendizagem de um instrumento. Nestes grupos aconselho que, num primeiro semestre, o aluno desenvolva competências audiativas enquanto executa instrumentos de percussão Orff (Xilofone, Metalofone ou Jogo de Sinos) e é submetido ao teste de que vou falar de seguida e, no segundo semestre ou até só no ano lectivo seguinte comece a aprendizagem do instrumento que lhe for mais indicado.

Muito factores irrelevantes concorrem frequentemente para a escolha de um instrumento: a sua aparência, o tamanho, a empatia com o instrumentista que o dá a conhecer ou a preferência estética da criança relativamente ao mesmo, estar ou não disponível, ser do gosto dos pais ou da família, a sua popularidade, estar relacionado com uma execução típicamente feminina ou masculina, encontrar-se associado a pessoas famosas, ser fácil ou difícil de tocar, ter a ver com as características físicas da criança ou não, etc. Nenhum deste factores contibui para o sucesso futuro na execução de um instrumento. E muitos destes factores, na raíz desta escolha, podem vir a contribuir para uma desistência precoce.

Raramente se dá atenção à preferência que o aluno dá ao timbre e extensão desse instrumento (timbre: som característico de cada instrumento; extensão: preferência por timbres agudos ou graves). E estes são os factores que maior contributo têm para o sucesso e menor taxa de desistência na aprendizagem do mesmo, como prova a investigação nesta área.

O TESTE DE PREFERÊNCIA TÍMBRICA desenvolvido por Edwin Gordon irá ser aplicado a qualquer aluno neste projecto,de modo a contribuir para uma escolha mais objectiva e motivante para a aprendizagem.

O seu filho irá poder ver e experimentar alguns instrumentos de cada família.

Deste modo tentarei encontrar o instrumento indicado para o aluno, desde que adaptável ao seu tamanho.

Comments

0 Responses to "Como escolher um instrumento?"