O QUE É A APRENDIZAGEM FORMAL?
Etapa em que o aluno está pronto para a aprendizagem instrumental, dependendo da sua "idade musical" para o sucesso. Dá-se usualmente com o início do ensino primário (5/6 anos em diante).
A aprendizagem formal é a que alia (de um modo sequencial) a aquisição de vocabulário auditivo às etapas de leitura, escrita e composição, bem como à aprendizagem de um instrumento musical.
COMO APRENDEMOS MÚSICA?
Tal como na aprendizagem da leitura e da escrita da língua, a criança inicia esta etapa escolar após cinco/seis anos de imersão sonora na mesma. Em paralelo com a linguagem, o processo de literacia musical deveria corresponder a esta exposição ao som, aquisição de vocabulário sonoro tonal e rítmico aliado ao movimento livre e de pulsação, aquisição de "palavras" e de "frases" musicais, imitação e criação das suas próprias frases e, só então, leitura, escrita e construção das suas próprias composições.
Já imaginou uma criança a começar pela leitura antes de ouvir o som dessa palavra, de o conseguir reproduzir e de utilizar essa mesma palavra para a construção das suas frases? Não faria sentido. Porém, com frequência, é por aqui que o ensino da música começa. Descontextualizando a leitura do seu universo sonoro. E, para a maior parte dos pais, saber música é saber ler uma partitura.
A IMPORTÂNCIA DA SEQUENCIALIDADE:
A leitura, escrita e composição faz-se por etapas sequenciais, por secções, ou seja, o aluno só aprende a ler, escrever e compor aquilo que já ouviu, sentiu, movimentou, contextualizou, improvisou oralmente e compreendeu. Daí que neste projecto pedagógico o ensino do instrumento tenha dois objectivos: ensinar o instrumento audiativo ("interior") e o instrumento técnico ("exterior") em paralelo.
Os resultados são visíveis:
1) O aluno compreende o que ouve e domina o vocabulário musical
2) O aluno é capaz de tocar sendo autonomamente responsável pela qualidade da sua execução e ouvindo o que tem a melhorar, sem que lho digam
3) A leitura é imediata, motivante e meio para atingir um fim: FAZER MÚSICA (a dos outros e a sua!).
O QUE É A AUTONOMIA MUSICAL?
O aluno toca desde logo com maior precisão de afinação e de tempo, porque a compreensão musical vem de dentro de si e não por uma imposição exterior a si (imitação). E mesmo que a início não o consiga fazer, tem consciência do que ainda não atingiu, pois os seus ouvidos e sentido de pulsação lho dizem (autonomia musical).
Desde cedo desenvolve a capacidade para se ouvir e ouvir os outros, pelo que a tocar em grupo os resultados são de maior autonomia e maturidade musical e, consequentemente, de maior gozo musical. Desde cedo é incentivado a "tirar de ouvido" outras melodias, a transformar as que conhece noutra métrica ou noutra tonalidade, a transpor (mudar a tónica de lugar) a inventar e tocar as suas próprias melodias ou a ouvir as progressões harmónicas e executar uma linha de baixo em acompanhamento das melodias que outros possam estar a tocar em simultâneo.
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