TODO-PARTE-TODO:
A estrutura das aulas compreenderá três secções: preparar, apresentar e exercitar (todo/parte/todo). Esta é uma dinâmica de trabalho em classe que remonta a vários pedagogos, tanto passados como actuais (Pestalozzi, Zóltan Kodály, Gordon,etc).
AULA TRIPARTIDA
Na primeira secção da aula o objectivo é sujeitar os alunos a variedade, repetição e silêncio. Esta é a altura para introduzir novos contextos audiativos.
Na segunda secção da aula pretender-se-ão introduzir competências e conteúdos musicais específicos e sequenciais, que são novos para o aluno ou para o grupo, ou sedimentar-se-ão competências e conteúdos que ainda necessitem de ser melhor trabalhados.
Finalmente, na terceira e última etapa da aula será o momento para sedimentar repertório anterior, introduzir novo repertório mas com maior conhecimento por parte dos alunos, preferencialmente novo repertório que chame a atenção para conteúdos ou competências aprendidas na secção intermédia da aula. Nesta parte final da aula, se esta estrutura for cuidadosamente planeada, os alunos adquirirão maior entendimento e, consequentemente, melhor performance do mesmo.
0 Responses to "Estrutura das aulas- ensino formal"
Enviar um comentário