O QUE É A APTIDÃO MUSICAL?
A aptidão musical é um dom da natureza. É a potencialidade que cada um de nós tem para aprender música, ao nascer. A investigação afirma que TODA A GENTE TEM CAPACIDADE PARA APRENDER MÚSICA, tal como consegue aprender a sua língua materna. O que existem são diferentes potenciais, mas mesmo o mínimo potencial não é inexistente!
Porém essa aptidão com que vimos ao mundo pode crescer ou decrescer até aos 9 anos dependendo de um ambiente musical respectivamente rico ou pobre. Também nos confirma a investigação que só é possível desenvolver as competências TONAL e RÍTMICA, já que tudo o resto (dinâmica, expressão, sensibilidade, etc) são potencialidades inatas de cada músico.
A partir desta idade, ela torna-se estabilizada o que significa que já não poderemos alterar esse potencial, apesar de o podermos continuar a desenvolver no aluno sujeito do nosso ensino.
TESTES DE APTIDÃO MUSICAL:
De modo a que o ensino em sala de aula possa ser melhor ajustado ao nível de aptidão musical de cada aluno, este é sujeito um Teste de Aptidão Musical testado e validado para a sua idade, no início de cada ano lectivo (entre os 5 e os 9 anos) e só uma vez mais ( a partir dos 10), de modo a podermos avaliar a aptidão musical de cada um em duas dimensões: tonal e rítmica.
PARA QUE SERVEM?
Um dos grandes desafios de um professor é conseguir motivar tanto o aluno com aptidão mínima como o aluno com alto potencial.
Cada professor serve-se destes dados de modo a poder melhorar a instrução em cada aula. Com estes elementos concretos terá diagnosticado em cada aluno as suas facilidades ou fraquezas musicais e adaptará o seu ensino em sala de aula às necessidades individuais dos seus alunos, de modo a que todos se sintam igualmente motivados e confiantes na aprendizagem e, acima de tudo, de modo a ser-lhes proporcionado o maior desenvolvimento possível para atingirem o seu máximo potencial.
Estes dados não terão por objectivo a divulgação junto dos encarregados de educação
Estes testes só avaliam a APTIDÃO MUSICAL (potencial para aprender música) e não a aprendizagem que o aluno já interiorizou durante a instrução que lhe foi administrada, se bem que, ao revelarem um aumento de potencial de ano para ano, provam a eficácia da instrução nos conteúdos sequenciais Tonal e Rítmico.
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