Premissas inerentes ao projecto

CONVICÇÕES, OPÇÕES, DESAFIOS e DIPLOMAS:

Qualquer aluno tem competências para aprender música com sucesso.

A música é a arte do SOM e da comunicação através do mesmo som e não se resume à leitura de uma partitura.

Literacia Musical - compreensão auditiva e corporal do som, antes da descodificação da partitura.

Exposição do aluno ao som em diversidade, contraste e qualidade, com vista à aquisição de um vocabulário auditivo individual.

Aprendemos o que é pelo que não é (doce/amargo, frio/quente, etc). Assim a discriminação auditiva requer o contraste para melhor ser compreendida.

Permanente desafio à improvisação.

Prática de actividades sequenciais essenciais a uma aprendizagem estruturada.

Na alternância de actividades sequenciais com actividades de classe, desenvolvendo a autonomia musical de cada aluno: ouvir, cantar, movimentar, improvisar, tocar a solo e com outros, e aprender repertório de todo o mundo, particularmente o repertório tradicional ou actual do nosso País.

Após este trabalho informal da primeira infância e da pré-primária, a criança obterá melhores resultados na aprendizagem formal (aprendizagem de um instrumento musical e posterior leitura, escrita e composição) e resultados mais consistentes e autónomos.

O instrumento musical é um prolongamento do corpo e, portanto, só poderá ser nele executado com propriedade musical aquilo que estiver interiorizado no corpo, compreendido do seu contexto e nos ouvidos do seu executante.

Uma iniciação ao instrumento em grupo, por estar provado que o aluno se desenvolve bastante mais com os pares do que com o professor.

Linha pedagógica comum a todos os níveis de ensino e a todos os instrumentos disponíveis.

Após a Iniciação Instrumental exames internacionais de grupos instrumentais ou de instrumentos a solo, pelo Associated Board of the Royal Schools of Music que estão desenhados para encorajar e motivar os alunos (diplomas internacionalmente reconhecidos desde 1889. Pesquisar em www.abrsm.org

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