Movimento

"O movimento corporal proporciona competências para a compreensão do ritmo. Um bom sentido rítmico requer coordenação, liberdade, fluidez, peso, relaxamento e balanço. Durante as actividades de movimento, os alunos desenvolvem competências de pulsação, execuções musicalmente expressivas e um sentido do estilo musical" (in Music Moves for Piano, de Marilyn Lowe).


Assim, e porque o movimento desenvolve este sentido rítmico, tão fundamental para uma execução instrumental madura e consistente, em cada aula de qualquer etapa de aprendizagem é fundamental que os alunos experimentem actividades de movimento fluido e de movimento com pulsação.


Rudolf Laban
(pedagogo da área da dança) em quem Edwin Gordon baseia o desenvolvimento das actividades de movimento dentro da sua Teoria de Aprendizagem Musical, usa quatro palavras para descrever o MOVIMENTO: TEMPO, ESPAÇO, PESO e FLUIDEZ.


Os alunos devem aprender a audiar estes quatro elementos, pois interagem entre si para criar o RITMO.


TEMPO - sustentado ou rápido (tradicionalmente referido como "tempo")


ESPAÇO - directo ou indirecto (tradicionalmente referido como "duração")

PESO e FLUIDEZ - importantes para o desenvolvimento de execuções musicais e expressivas. O PESO poderá ser pesado ou leve; a FLUIDEZ pode ser definida como livre ou limitada.


Durante todas as actividades de movimento as crianças poderão aliar o jogo do "faz-de-conta", tão importante para o seu imaginário criativo e artístico.

Comments

0 Responses to "Movimento"