COMO APRENDEMOS, QUANDO APRENDEMOS MÚSICA?
O processo de ensino musical que pretendo implementar assemelha-se ao processo de aprendizagem de uma língua e tem por base a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.
Baseado em vários anos de investigação e de observação este pedagogo americano estrutura a sua Teoria no modo como se processa a nossa aprendizagem quando aprendemos música.
Centra a sua investigação de muitas décadas em três questões principais:
- COMO APRENDEMOS QUANDO APRENDEMOS MÚSICA?
- QUAL A NATUREZA DA AUDIAÇÃO?
- O QUE É A APTIDÃO MUSICAL E QUAL A SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO MUSICAL?
O QUE É AUDIAR?
A audiação (capacidade de ouvir e compreender o som musical que pode ou não estar presente) será desenvolvida no aluno como principal objectivo de intervenção da educação musical informal (0-5 anos) ou formal (6 anos em diante).
A pesquisa afirma que qualquer criança tem capacidade para aprender a audiar, pois todas têm a capacidade de aprender a língua do seu país. O que existem são diferentes níveis de aptidão musical e cada classe de alunos representa um universo de competências a este nível.
Por isso não seleccionamos alunos nem escolhemos os melhores. Todos têm o direito a esta mais valia cultural nas suas vidas e, sobretudo, a poderem um dia participar do prazer de fazer música com outros, a música dos outros ou a sua própria música, sejam futuros amadores, entusiastas ou profissionais!
SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM:
Em resumo a música é melhor aprendida quando é instruída com a seguinte sequência, em tudo semelhante à aprendizagem da linguagem materna:
(Continua)
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