Filosofia do Projecto

COMO APRENDEMOS, QUANDO APRENDEMOS MÚSICA?


O processo de ensino musical que pretendo implementar assemelha-se ao processo de aprendizagem de uma língua e tem por base a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.


Baseado em vários anos de investigação e de observação este pedagogo americano estrutura a sua Teoria no modo como se processa a nossa aprendizagem quando aprendemos música.


Centra a sua investigação de muitas décadas em três questões principais:


- COMO APRENDEMOS QUANDO APRENDEMOS MÚSICA?

- QUAL A NATUREZA DA AUDIAÇÃO?

- O QUE É A APTIDÃO MUSICAL E QUAL A SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO MUSICAL?


O QUE É AUDIAR?


A audiação (capacidade de ouvir e compreender o som musical que pode ou não estar presente) será desenvolvida no aluno como principal objectivo de intervenção da educação musical informal (0-5 anos) ou formal (6 anos em diante).


A pesquisa afirma que qualquer criança tem capacidade para aprender a audiar, pois todas têm a capacidade de aprender a língua do seu país. O que existem são diferentes níveis de aptidão musical e cada classe de alunos representa um universo de competências a este nível.


Por isso não seleccionamos alunos nem escolhemos os melhores. Todos têm o direito a esta mais valia cultural nas suas vidas e, sobretudo, a poderem um dia participar do prazer de fazer música com outros, a música dos outros ou a sua própria música, sejam futuros amadores, entusiastas ou profissionais!


SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM:


Em resumo a música é melhor aprendida quando é instruída com a seguinte sequência, em tudo semelhante à aprendizagem da linguagem materna:



















(Continua)

Comments

0 Responses to "Filosofia do Projecto"